whatsapp business

WhatsApp Business: O aplicativo que pode aumentar a sua produtividade e melhorar a comunicação com os seus clientes

Antes de começar a criar o perfil para o WhatsApp Business, lembre-se de que o WhatsApp Business não faz uma conexão com a sua conta pessoal do WhatsApp. Você pode registrar a conta do WhatsApp Business com um número comercial ou seu número pessoal do WhatsApp existente. Se você usar seu número pessoal para o Whatsapp Business, seu perfil pessoal do WhatsApp será convertido para o perfil comercial e todos os contatos serão importados para o seu perfil comercial.

Agora, vamos dar início ao passo a passo para você criar a sua conta comercial no Whatsapp Business, instalando, configurando e utilizando os principais recursos.

Antes de iniciarmos o processo, vamos lhe passar algumas informações extremamente importantes:

  • Se você possui uma conta padrão do WhatsApp, pode transferir todo o histórico de chamadas / bate-papos para uma conta comercial do WhatsApp, para isso, recomendamos que você faça backup.
  • Você não poderá transferir seu histórico de chamadas / bate-papos de volta para sua conta pessoal do WhatsApp quando decidir parar de usar uma conta comercial.
  • Ambos os aplicativos (WhatsApp Messenger e WhatsApp Business) podem ser usados ​​no mesmo celular, desde que tenham 2 números de telefone diferentes. Você não pode usar o mesmo número de telefone para ambos.

Depois de decidir se irá migrar a sua conta pessoal para o Whatsapp Business, faça o seguinte:

Download do Whatsapp Business para dispositivos Android e iOS

  • Faça o download do aplicativo WhatsApp Business via Google Play para dispositivos Android ou via AppStore para dispositivos iPhone iOS e inicie a instalação.
  • Verifique se o seu número de telefone é o que você irá utilizar para conversar com os clientes.
  • Restaure o histórico de chamadas, se desejar.
  • Adicionando um nome à sua empresa (nesta etapa, você não poderá alterar o nome da sua empresa depois de configurá-lo).
  • Crie uma página comercial (próxima etapa).

Instalando o WhatsApp Business

1 – Você deve inserir o País e o número da empresa.
2 – O WhatsApp verificará o número da empresa através de um código de verificação.
3 – Você precisa definir o nome da empresa para o perfil. Quando você define o nome da empresa, verifique o nome correto. O WhatsApp não permitirá que você altere o nome da empresa que você configurou.
4 – Você pode definir seu logotipo, endereço de e-mail do telefone e mensagem de status neste processo de configuração.

As configurações de perfil do aplicativo WhatsApp Business são totalmente diferentes do aplicativo pessoal. Na configuração Comercial, você poderá definir o local da empresa, a categoria da empresa, a descrição da empresa, o endereço de e-mail oficial e o site para refletir no perfil da empresa.

Configurando o WhatsApp Business

Agora você está na sua página comercial, clique nos 3 pontos na parte superior direita > Configurações > Configurações da empresa > Perfil comercial
Para editar, clique no ícone de lápis.

  • Foto do perfil – A imagem deve ser da sua empresa, é recomendável um logotipo. O tamanho mínimo da imagem é 192 pixels por 192 pixels.
  • Localização – Aqui você deverá especificar o endereço da sua empresa, também pode usar o mapa existente.
  • Categoria – Escolha a categoria certa para o seu negócio.
  • Descrição da empresa – Aqui está uma descrição da sua empresa, é recomendável especificar uma descrição encontrada no seu site ou na página do Facebook.
  • Horário comercial – Você pode atualizar o horário comercial.
  • E-mailE-mail onde os clientes podem entrar em contato com você, recomendamos o uso de um e-mail comercial.
  • Site – Adicione seu site aqui. Recomenda-se adicionar links às suas redes sociais, como sua página do Facebook, a página do Instagram, etc.

Depois, verifique se todas as informações estão corretas e clique no botão “Salvar”.

Além das principais, existem outras configurações que estão disponíveis no Whatsapp Business como:

1 – Autenticação em duas etapas (Com a verificação em duas etapas, você adiciona uma camada extra de segurança à sua conta. )
2 – Personalização do papel de parede
3 – Definir o tom de notificação e o modo de vibração. Isso é particularmente útil quando você tem uma conta pessoal e comercial do WhatsApp no ​​mesmo telefone e consegue distinguir entre as mensagens recebidas para ambas as contas.
4 – Backup da conversa do WhatsApp no ​​Google Drive.

Ferramentas de mensagens do WhatsApp Business

Outro recurso extremamente útil para proprietários de pequenas empresas e escritórios, é a ferramenta de mensagens. Esta ferramenta de mensagens é uma excelente opção, pois, com ela você poderá definir mensagens automáticas, para interagir com seu cliente e impressioná-los sem gastar muito tempo digitando as mensagens.

Configurando as mensagens automáticas do WhatsApp Business

Para iniciar a configuração da página comercial, clique nos 3 pontos na parte superior direita > Configurações> Configurações da empresa > e continue na seção “Ferramentas de mensagens”. Onde você pode editar essas mensagens.

  • Mensagens ausentes – As mensagens de ausência poderão serem usadas para momentos em que você não estará disponível para conversa ou fora do escritório. Você também pode agendar essas mensagens automaticamente em determinados horários, por exemplo, quando sua empresa estiver fechada.
  • Mensagens de saudação – Você pode definir uma mensagem automática de saudação que será exibida aos clientes quando eles entrarem em contato pela primeira vez ou após 14 dias de inatividade.
  • Respostas rápidas – Você pode criar mensagens predefinidas e criar atalhos de teclado para economizar tempo no envio da mensagem.

Criando um catálogo de produtos ou serviços no Whatsapp Business

O Whatsapp Business tem uma função fantástica, que lhe permite criar um catálogo de produtos ou serviços. Agora vamos seguir o passo a passo para configurar o catálogo da sua empresa.

Abra o APP > Clique nos 3 pontos na parte superior direita > Configurações > Configurações da empresa > Catálogo > Clique no botão +

1 – Insira imagens
2 – Insira o nome do produto ou serviço
3 – Insira o preço (opcional)
4 – Descrevas as características do produto ou serviço
5 – Adicione um link para página do produto
6 – Insira o código do produto (opcional)

Estatísticas do WhatsApp Business

Ao verificar as estatísticas, você poderá ver o número de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas. É importante salientar que para uma utilização mais precisa deste recurso, você deverá utilizar um número específico para empresa que não contenha registros na sua base de dados.

Para visualizar as estatísticas:
Abra o APP > Clique nos 3 pontos na parte superior direita > Configurações > Configurações da empresa > Estatísticas

Este aplicativo poderoso irá aumentar a sua produtividade, uma vez que os usuários possam entrar em contato com a sua empresa à partir de um smartphone e com apenas alguns toques.
O Whatsapp Business será uma solução poderosa para melhorar seus negócios.