Profissional Markeitng Digital

O que é Marketing Digital?

Marketing digital é um termo amplo, que inclui todos os canais e métodos de marketing que você pode usar para promover produtos ou serviços na Internet, mas também, em dispositivos eletrônicos como TVs, telefones celulares e outdoors eletrônicos.

A principal diferença entre o marketing digital e o marketing tradicional, é que as campanhas de marketing digital são executadas exclusivamente por canais digitais e isso dá aos profissionais de marketing mais controle ferramentas e dados para analisar a eficácia de uma campanha.

À medida que as plataformas digitais se tornaram mais presentes à vida cotidiana das pessoas, as mesmas passaram à utilizar cada vez mais dispositivos digitais para realizar as suas compras, ao invés de visitar lojas físicas, sendo assim, as campanhas de marketing digital se tornaram predominantes, empregando combinações como:

  • SEO: Otimização de mecanismos de busca
  • SEM: Marketing de mecanismo de pesquisa
  • Marketing de conteúdo
  • Marketing de influenciadores
  • Inboud marketing
  • Automação de conteúdo
  • Marketing de comércio eletrônico
  • Gerenciamento de mídia social
  • Marketing direto por e-mail
  • Publicidade gráfica, livros, jogos, etc…

O marketing digital se estende a canais que não são da Internet, que fornecem mídia digital, como televisão, telefones celulares ( SMS e MMS ), retorno de chamada e toques móveis em espera. A extensão para canais não- Internet diferencia o marketing digital do marketing on-line.

Como fazer marketing digital?

Se você quer divulgar seu produto ou serviço nas mídias digitais, vou lhe ensinar 3 maneiras eficazes de como promover um produto on-line.

1 – Anúncios no Facebook
Você está pensando em usar anúncios no Facebook? Você deveria estar!
Vejamos os fatos:
Cerca de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo usam as mídias sociais, e metade delas usa o Facebook.
O Facebook tem 2,23 bilhões de usuários ativos mensais e 1,47 bilhões de usuários ativos diariamente.
Cerca de 79% das pessoas online usam o Facebook.
Aproximadamente 76% dos usuários do Facebook procuram conteúdo interessante.
Cerca de 74% das pessoas usam o Facebook por razões profissionais.

Esses são números surpreendentes, não é mesmo?

Seu público alvo provavelmente usará o Facebook de uma forma ou de outra. Portanto, coloque seu produto na frente deles com anúncios no Facebook!
Agora você pode ver por que o Facebook é um ótimo lugar para vender quase qualquer tipo de produto, desde que legal e não contrariar as políticas de publicidade do Facebook .
Então aproveite! Participe do movimento e use esse método eficaz para aprender a promover um produto . Com tantos usuários, você pode ter certeza de que seus gostos e comportamentos de compra são igualmente variados. Alguns dos produtos que obtêm o maior número de cliques no Facebook são os seguintes:

Tecnologia
Vestuário
Varejo
Ginástica
Saúde
Beleza

Lembre-se de algumas coisas importantes ao configurar sua campanha de anúncios no Facebook. Uma, é definir metas claras para sua campanha pensando nos motivos pelos quais você está exibindo o anúncio em primeiro lugar. O outro, é definir quais são seus objetivos.
Uma equipe de profissionais de marketing digital experientes também pode ajudar com todo o planejamento estratégico e logística na criação de uma campanha publicitária no Facebook para você!

2 – Email Marketing
O email marketing é um dos métodos mais eficazes de marketing digital, mas também é um dos mais simples. Como um dos métodos que ajudam você a aprender à promover um produto da maneira certa, não pode errar. As mensagens de marketing por email resultaram em 66% dos consumidores fazendo uma compra.

Ninguém pode desconsiderar um número tão alto!

Também é uma ótima maneira de permanecer constantemente na frente da sua base de clientes. Aqui estão algumas dicas para você, se você quiser utilizar o email marketing como parte de sua estratégia:

Personalize o email adicionando o nome do destinatário.
Linhas de assunto deve ter no máximo 60 caracteres.
Tempo é tudo. A melhor hora para enviar seus e-mails vai depender das características da sua persona, mas de modo geral, às 19h da manhã seria um bom horário, pois, as pessoas estão acessando suas caixas para iniciar o dia de trabalho!
Certifique-se de fazer testes A / B para aumentar as taxas de envolvimento do cliente.

Além disso, abaixo estão mais algumas sugestões de tópicos de marketing por e-mail que podem lhe interessar:

* Solicitação de avaliação dos clientes.
* Chame a atenção dos clientes através de campanhas de remarketing.
* Envie atualizações importantes e relevantes da empresa.

Ao pensar em como promover um produto usando o email marketing, considere o uso de boletins. O envio de um boletim por e-mail é uma ótima maneira de alcançar clientes existentes e potenciais. Você pode enviar as informações e o desenvolvimento mais recentes sobre o seu produto. Você também pode compartilhar notícias relevantes e até fotos que possam interessá-los.

E para despertar algum entusiasmo entre seus clientes, você também pode usar o email marketing para:

* Enviar ofertas exclusivas,
* Descontos exclusivos e
* Ofertas promocionais.

Um fato importante a ser observado é que o email marketing não é usado principalmente para gerar novos leads. Seu principal uso é para estimular leads que já demonstraram algum interesse. Você pode usá-lo em sua campanha de retenção de clientes como uma de suas principais forças motrizes.
Por fim, o email marketing é ótimo não apenas por si só, mas também em parceria com outros métodos. Associe-o aos seus esforços de marketing de conteúdo ou mídia social para obter os melhores resultados.

3 – Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é um dos principais pilares dos métodos usados ​​para aprender a promover um produto . Até 70% dos consumidores aprendem sobre produtos por meio do conteúdo.
Quando você considera esse número quando comparado à publicidade tradicional, precisa prestar atenção. A maioria das pessoas paga apenas por algo que conhece ou entende.

Então, o que você faz?

Você usará o conteúdo para educá-lo e informá-lo sobre o seu produto. E você tem muitas opções também!
Abaixo estão alguns dos tipos de conteúdo que você pode criar e usar para impulsionar sua campanha de marketing digital:

* Artigos no blog
* Estudos de caso
* E-books
* Infográficos
* Podcasts
* Publicações nas redes sociais
* Depoimentos
* Vídeos
* Website

Com todas essas opções, como você pode errar? Para ter certeza de que não, você precisa escolher o tópico certo.
Tem que ser um tópico que agrada à maioria, se não à todos os seus clientes. Isso exige que você tenha uma boa noção de quem são seu público ou clientes. Um pouco de pesquisa com o público-alvo ajudaria para isso. Ou você pode adotar personas de compradores para ajudá-lo à conhecê-las melhor. Isso ajudará você a saber que tipo de conteúdo será atraente para seus clientes.
Mais uma dica: se você tem uma peça de marketing de conteúdo bem – sucedida usada em um método ou mídia de marketing digital específico, não a descarte ou esqueça. Simplesmente reutilize-a usando-a em todas as suas outras campanhas de marketing digital. Se você sente que precisa reformatá-la, faça isso de qualquer maneira.

Quanto ganha um profissional de marketing digital?

Segundo o site vagas.com.br, um Analista de Marketing Digital se inicia ganhando R$ 2.100,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 4.108,00. A média salarial para Analista de Marketing Digital no Brasil é de R$ 3.004,00. A formação mais comum é de Graduação em Comunicação Social.
Se você deseja entrar no setor de marketing digital, o momento é agora. Com o surto da covid-19, e consequentemente o isolamento social, inúmeras empresas tiveram que entrar para o mundo digital com o objetivo e ampliar as suas vendas, mas todas estavam preparadas para isso? A resposta é não!
Se você deseja aprender marketing digital para ampliar sua carreira profissional, irei deixar 7 dicas que irão lhe ajudar a iniciar seus trabalhos de marketing digital!

1) Desejo de aprender
O setor de marketing digital está crescendo rapidamente e incrivelmente competitivo. É fácil para as empresas diferenciarem entre os candidatos que estão dispostos a aprender e que estão prontos para atuar no mercado. Esta indústria requer paixão e desejo de sucesso.

2) Mantenha-se atualizado
Você precisa se manter atualizado sobre as novidades do setor, seguindo os principais sites de marketing digital e pessoas influentes nas mídias sociais. As principais plataformas como Google, Facebook e Twitter, ajustam regularmente suas plataformas e algoritmos de publicidade paga, você estará em uma corrida louca se não acompanhar as últimas mudanças.

3) Network
Cerque-se de pessoas mais talentosas que você. As pessoas que você conhecerá, serão sua rede de suporte permanente quando você encontrar problemas, além de ajudar a abrir portas para oportunidades que talvez você não tenha encontrado.
Participe de reuniões e conferências do setor em sua área para cultivar relacionamentos com outros profissionais de marketing digital e aprimorar seu conjunto de habilidades por meio de workshops e apresentações aprofundados.

4) Projetos pessoais
Experimente suas próprias ideias e não trate apenas as opiniões dos líderes da indústria como evangelho. Nem sempre tudo é preto e branco no setor de marketing digital, existem muitas áreas cinzentas entre as melhores práticas e o que pode realmente obter resultados para os negócios.
Todo profissional de marketing digital deve ter projetos pessoais para testar teorias, experimentar várias disciplinas (SEO, PPC, Mídia Social, Marketing de Conteúdo, etc.) e ser capaz de assumir a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso de um projeto.

5) Aprenda a terminologia
Os profissionais de marketing digital precisam se familiarizar com siglas como PPC, SEM e SEO. Todos eles são termos muito diferentes, com um mal-entendido deles sendo um sinal claro de que você possui um conjunto de habilidades para iniciantes e precisa de treinamento adicional. A capacidade de analisar campanhas de marketing digital e entender quais elementos funcionaram ou não depende de sua capacidade de entender o jargão da indústria.

6) Crie sua marca pessoal
Gosta de ser um especialista em marketing digital, mas você não tem presença on-line visível? Se você deseja mostrar a um empregador que pode criar a visibilidade da empresa, precisa mostrar que pode criar sua própria marca pessoal.
Uma forte presença online pode ser o fator decisivo entre dois candidatos que se candidataram à mesma posição.

7) Seja um especialista
Não é incomum que as empresas encontrem candidatos com uma ampla habilidade de marketing digital configurado como um ativo valioso, pois há um cruzamento considerável entre os diferentes canais. O seu trabalho também se tornará mais valioso, se você se for um especialista em uma ou duas áreas, ex: SEO e SEM.