Google Alerts: Saiba o que é e como utilizar na sua campanha de marketing!

O Google Alerts é uma ferramenta que alerta você sobre qualquer termo que você queira monitorar na internet. Por exemplo, você pode configurá-lo para receber um alerta quando mencionarem o seu nome ou o nome da sua empresa. Este processo é muito simples, rápido e totalmente gratuito. Uma vez que o termo a ser monitorado foi definido, o Google Alerts inicia um processo de busca. As notificações do conteúdo encontrado são enviadas aos e-mails dos usuários, como páginas da web, jornais, artigos, blogs e pesquisas científicas.

Ao estabelecer sua presença on-line, ajuda a saber o que as pessoas estão dizendo sobre sua marca. Além disso, ajuda você a ver seus pontos positivos e negativos. Saber isso ajudará a determinar como você poderá desenvolver ainda mais sua abordagem de marketing. Além disso, o acompanhamento de palavras-chave também ajudam a analisar seus dados demográficos e o seu mercado.

Outro benefício útil do Google Alerts é que você também pode ver o que está sendo falado sobre os concorrentes da sua marca. Isso significa que você pode ficar por dentro de informações úteis, que irão lhe ajudar a entender como sua empresa está se saindo perante a concorrência e como se manter à frente delas.

Outros benefícios do Google Alerts:

  • Ao usar o Google Alerts, você não precisará pesquisar coisas a cada hora e todos os dias por conta própria.
  • Você poderá configurar um horário específico para receber um email, como escolher se irá receber uma vez por dia ou uma vez por semana.
  • Você também tem a opção de selecionar facilmente o tópico que deseja seguir.

Como criar um alerta no Google Alerts

1 – O primeiro passo é acessar a página do Google Alerts (google.com.br/alerts) e se logar com uma conta do Gmail. A conta atualmente conectada será automaticamente selecionada para esses alertas. Se você desejar alterá-la, clique no avatar presente no canto superior direito e escolha a conta desejada. Agora você pode começar com o processo.

2 – Para criar seus alertas, digite a palavra-chave para a qual deseja receber alertas.

3 – Em seguida, clique no botão Mostrar Opções para configurar seus alertas, definindo:

  • Frequência com que deseja recebê-los: quando disponível, no máximo uma vez por dia ou no máximo uma vez por semana;
  • Fontes: alertas provenientes de notícias, blogs, web, vídeos, dentre outros;
  • Idioma: português, inglês;
  • Região: país em que o conteúdo foi publicado;
  • Quantos: “somente os melhores resultados” ou “ver todos”;
  • Enviar para: endereço de email que receberá os avisos.

4 – Depois de definir as configurações desejadas, clique em Criar alertas . É isso aí. você criou um novo Alerta do Google.

Como Personalizar o Google Alerts

Uma vez que seu alerta está criado, você pode modificar ou personalizar ainda mais esse alerta, usando as dicas de alerta do Google mencionadas abaixo. Isso inclui editar, excluir, alterar o tempo de entrega, escolher como receber esses alertas etc.
Para editar um alerta, vá para a seção Meus alertas e clique no ícone de lápis . Agora mude a frequência, fonte, idioma, região, etc., conforme sua necessidade. Depois de concluído, basta clicar em Atualizar alerta . As alterações agora serão refletidas nos seus alertas.
Para excluir um alerta, basta clicar no ícone da lixeira ao lado do seu alerta do Google. Isso também estará presente na seção Meus alertas . Embora não haja caixa de diálogo de confirmação, você poderá reverter sua decisão mesmo depois de excluir uma atualização. Uma notificação será exibida notificando sobre a exclusão. Você pode clicar em Desfazer para reverter as alterações ou em Ignorar, se estiver satisfeito com sua decisão.

Você pode alterar ainda mais o estilo de entrega dos Google Alerts. Isso inclui a configuração do tempo de entrega e o modo de envio desses alertas. Para realizar essas alterações, vá para a seção Meus alertas e toque no ícone de roda dentada (engrenagem) situado no canto superior direito. Em seguida, em Tempo de entrega, escolha o horário desejado em que deseja receber esses alertas. Além disso, você pode selecionar a opção Resumo para receber todos os alertas em um único email. A frequência de entrega desses resumos também pode ser configurada através da opção “Com que frequência”. Quando terminar, clique em Salvar para confirmar as alterações.

Você também pode especificar o termo exato que deseja na hora de pesquisar, para isso, deve utilizar aspas. Na seção Alertas, se você digitar “marketing Digital”, os alertas serão mostrados apenas com a mesma palavra-chave. Não haveria resultados semelhantes ou correspondentes ao Marketing Digital nos seus alertas. Somente os resultados com a palavra mencionada serão mostrados.

Caso queira excluir a exibição de determinadas palavras chave, você pode utilizar o sinal de hífen ( – ). Por exemplo, marketing -Digital, o resultado da pesquisa mostrará apenas resultados relacionados a marketing.

Dicas do que monitorar com o Google Alerts

  • Monitore palavras chave de cauda longa
  • Monitore a concorrência
  • Monitore termos relacionados ao seu nicho de mercado
  • Monitore o que estão falando sobre a sua empresa
  • Monitore seus clientes e prospects

Com estas dicas de utilização do Google Alerts, você poderá personalizar as suas pesquisas com base nos seus negócios, pois além de lhe ajudar a saber como está a reputação da sua empresa, também lhe ajudará a aprimorar as suas estratégias de marketing digital.