Registro de domínio

Como Registrar Um Domínio? Guia Completo

O que é um domínio?

Um domínio é um nome exclusivo que tem a função de identificar você ou a sua empresa na internet. O nome de domínio foi criado com o intuito de facilitar a memorização de endereços para a internet, e caso o mesmo não existisse, teríamos que memorizar imensas sequências de números.
Os domínios são criados à partir de nomes e extensões, como no exemplo abaixo:

Domínio: suaempresa.com.br
Nome: suaempresa
Extensão: com.br

Atualmente existem mais de 100 extensões disponíveis para que você possa registrar o seu domínio, segue abaixo, alguns exemplos mais comuns:
net.br Atividades comerciais
emp.br Pequenas e micro-empresas
adv.br Advogados

Categoria de domínios

Abaixo irei listar todas as categorias de domínios oferecidas pelo registro.br, órgão regulamentador de domínios no Brasil.
Quando registramos um domínio é necessário um documento específico, dependendo da categoria. Domínios de pessoa física e profissionais liberais só podem ser registrados por um titular com cpf. Os domínios de pessoa jurídica devem ser associados a um CNPJ. Já os domínios genéricos e de cidades podem ser registrados por CPF ou CNPJ.

Existem algumas categorias de setores específicos que exigem documentos adicionais para comprovação legal.

Categorias disponíveis

• Cidades
• Genéricos
• Pessoas Físicas
• Pessoas Jurídicas
• Profissionais Liberais
• Universidades

Quanto custa um domínio?

Para se registrar um domínio, o custo inicial é de R$ 40,00 por ano.
Um domínio próprio da mais credibilidade à sua empresa do que um domínio gratuito, pois, fica muito claro ao usuário que o domínio gratuito não pertence a sua empresa, dando uma aparência de amadorismo, que poderá prejudicar a sua imagem. Plataformas de criação de sites geralmentne tem um endereço muito extenso, prejudicando a memorização e digitação do mesmo, ex: suaempresa.wordpress.com.

Outras vantagens de se utilizar um domínio próprio:

E-mails personalizados:
Você poderá utilizar e-mails personalizados com o nome da sua empresa, ex: você@suaempresa.com.br, tornando seu projeto ainda mais profissional, facilitando que os usuários que visitam o seu site ou que recebam o seu e-mail, consigam identificar a sua empresa de forma rápida e direta.

Subdomínios:
Uma outra vantagem, é a criação de subdomínios para páginas específicas, por exemplo loja.suaempresa.com.br ou blog.suaempresa.com.br, que sempre utilizarão o endereço padrão da sua empresa.

SEO:
Monitorar um site ou um e-commerce na internet, é um dos fatores mais importantes para que o seu projeto tenha sucesso. Através de ferramentas como o Google Analytics, você poderá entender o comportamento do consumidor, saber quais os produtos mais procurados, entre outras informações importantes que irão lhe ajudar a melhorar o posicionamento da sua página de forma orgânica.
Ter um domínio próprio facilita imensamente a configuração destas ferramentas, e também, o entendimento dos resultados monitorados.

Memorização
Outra vantagem em ter um domínio próprio é a facilidade de memorização. Um domínio próprio é mais fácil de ser memorizado pelos usuários que na maioria das vezes digitam o domíno da sua empresa diretamente na barra do navegador, como o Firefox ou Safari, evitando erros que poderiam dificultar o acesso a sua página ou ecommerce.

Diferença Entre Domínio e Hospedagem de Site

Para que você possa entender definitivamente esta diferença, vou ilustrar de forma bem simples esta diferença…
O domínio poderia ser classificado como o endereço da sua empresa e a hospedagem, o local que a sua empresa está localizada, entendeu?

Um domínio é um atalho utilizado para que os usuários possam encontrar você ou sua empresa na internet de forma simples. Quando os usuários digitam o seu domínio na barra de endereço do navegador, eles são direcionados para o servidor onde seus arquivos estão hospedados.

Uma hospedagem é diferente de um domínio, pois necessita de um servidor físico que esteja conectado à internet. Este servidor ficará guardado todos os arquivos do site e banco de dados da sua empresa, assim, quando os usuários digitam o seu domínio (suaempresa.com.br) na barra de navegação do seu navegador, ele envia uma solicitação ao servidor que o site está hospedado. Com isto, O servidor faz o upload dos arquivos e os transmite pela internet para o dispositivo que você está usando.

Como Registrar um Domínio no Registro.br

Agora vou lhe ensinar como registrar um domínio no site do registro.br.

1. Acesse portal do registro.br.

2. Pesquise o domínio desejado e clique em registrar se estiver de acordo.

Note: caso queira comprar este domínio por prazos mais longos, clique em Outros Valores e consulte os preços.

3. Preencha o campo a seguir com o CPF ou CNPJ do proprietário do domínio.

4. Caso já tenha cadastro no site, entre com seu login e senha para prosseguir. Mas se esta é sua primeira vez ao registrar domínios, preencha todos os dados.

5. Clique no botão para concordar com os termos de serviço e em seguida clique em Registrar.

6. Você receberá uma mensagem sobre o status do seu pedido. Prossiga quando receber a notificação por e-mail.

7. Siga as instruções de pagamento que receber no e-mail e pronto.

Parabéns, se você seguiu este tutorial, com certeza você conseguiu aprender o que é, como eles funcionam e o mais importante, conseguiu registrar o seu domínio próprio! Com certeza este domínio irá lhe ajudar a aprimorar suas estratégias de Marketing Digital.